O que é consórcio?

O consórcio é uma forma de aquisição de bens e serviços que reúnem pessoas com o mesmo interesse em comum: A compra de um bem. Estas pessoas, conhecidas como consorciados ou cotistas, pagam mensalmente à empresa administradora uma parcela que corresponde ao fundo coletivo.

Consórcio como funciona e como fazer?

Financiamento, empréstimo, crédito consignado.

Todas elas são uma forma de conseguir comprar um bem e/ou serviço.

Mas você já ouviu falar em consórcio?

Trata-se de um investimento seguro e que oferece vários benefícios aos seus consorciados.

Se você pensa em futuro, mas não tem pressa de adquirir o que deseja; o consórcio é a opção ideal para você.

Neste post nós explicamos como é o seu funcionamento e como participar de um grupo de consorciados.

Acompanhe!

O que é um consórcio?

O consórcio é uma forma de aquisição de bens e serviços que reúnem pessoas com o mesmo interesse em comum: A compra de um bem.

Estas pessoas, conhecidas como consorciados ou cotistas, pagam mensalmente à empresa administradora uma parcela que corresponde ao fundo coletivo.

O consórcio pode ser utilizado para a aquisição de imóveis, veículos (carros, motos, ônibus, caminhões e tratores), eletrônicos e serviços.

O consórcio é administrado por uma empresa, e esta por sua vez, é gerenciada pelo Banco Central do Brasil.

Como o consórcio funciona?

A cada mês, um consorciado do grupo é contemplado (por meio de sorteio ou lances) com a sua carta de crédito, o que permite que ele quite suas parcelas ou até mesmo compre outro bem.

As parcelas não têm juros, mas possuem uma pequena taxa de administração, que é um valor voltado à compensação da prestação do serviço da empresa.

O consórcio conta com uma série de benefícios, como a grande variedade de opções de prazos e créditos, a possibilidade de comprar mais de um bem com a carta de crédito e a chance de entrar em um grupo consorciado mesmo estando com o CPF negativado. (em algumas empresas, estar com o CPF negativado não é problema para a contratação do consórcio)

Mas, apesar de apresentar vários benefícios ao consumidor, o consórcio requer que o participante seja disciplinado, saiba se planejar e que não tenha pressa de ter seu bem em mãos.

Como fazer para participar de um consórcio?

Para participar de um consórcio de casa, é preciso que o interessado procure uma empresa que fornece esse serviço.

Para saber quais são as administradoras aprovadas pelo Banco Central do Brasil, clique aqui.

As administradoras são as responsáveis pela união das pessoas que desejam comprar o mesmo bem/serviço.

Quando a administradora enfim alcançar o número mínimo de participantes, o consórcio se dá início.

Contudo, antes de dar entrada em um consórcio, é necessário saber as prestações para o produto que almeja.

Quando o consórcio já tiver dado início, a administradora irá cobrar mensalmente os seus participantes, através de boleto bancário.

Estas parcelas deverão ser pagas em dia, do contrário, caso o cotista seja sorteado (ou ganhado o lance) com a carta de crédito, ele não poderá receber o prêmio, e a carta será sorteada para outro participante do grupo.

Apesar de não haver juros e taxas, em casos de atraso de pagamento das parcelas, o consorciado deverá pagar uma multa, com um prazo até a data do próximo sorteio.

Se o atraso ocorrer em outras parcelas, o participante poderá ser excluído do grupo.

Agora que você já sabe que como é o funcionamento e como participar de um grupo de consorciados, que tal investir em seu futuro e enfim realizar seus sonhos?


Uma boa opção para fazer consórcio em Ribeirão Preto é a empresa JFC Consórcios.

Para manter-se na liderança da prestação de serviços de consórcio em Ribeirão Preto, a JFC Consórcios investe continuamente em áreas fundamentais, como tecnologia, gestão da informação, desenvolvimento de produtos exclusivos e treinamento profissional.

A empresa é supervisionada pelo Banco Central do Brasil e possui uma sólida carteira formada por pessoas físicas e jurídicas.

Em um país com elevadas taxas de juros e dificuldades de acesso ao crédito, tanto para o consumo quanto para a produção, a JFC Consórcios em Ribeirão Preto, contribui para o progresso social ao fornecer o hábito de poupar e também ao colaborador na realização de sonhos com segurança e tranquilidade.

Fale com a JFC Consórcios em Ribeirão Preto

Para falar com um especialista em consórcios preencha seus dados e ligaremos o mais breve possível.


E aí o que achou do Artigo?

Deixe seu comentário e compartilhe com seus amigos, pois eles também podem ter a mesma dúvida que a sua!

Um grande abraço e até a próxima!

Redação JFC Blog

Comentários

Comentários