O que é melhor consórcio de imóveis ou financiamento – Para determinar o que é melhor, basta pensar no tempo em que se pretende esperar e o quão disposto (a) está a pagar para conseguir seu imóvel.

Ainda assim é possível recorrer a duas opções: O consórcio de imóveis ou financiamento

Para determinar o que é melhor, basta pensar no tempo em que se pretende esperar e o quão disposto (a) está a pagar para conseguir seu imóvel.

Se ainda assim você não tem um conhecimento muito aprofundado sobre estas duas modalidades, continue fazendo a leitura deste artigo, que traz as principais características e informações sobre cada um deles.

O que é o consórcio de imóveis?

O consórcio de imóveis é uma espécie de poupança.

Seu funcionamento consiste na reunião de pessoas (consorciados) que tem um mesmo interesse em comum: A aquisição da casa própria.

Trata-se de um investimento, e é uma excelente opção para aqueles que não possuem uma certa urgência em adquirir a sua casa própria.

A administração do consórcio de imóveis é realizado por uma empresa e, com a carta de crédito aprovada, o consorciado pode concretizar a compra e prosseguir com os pagamentos das parcelas até a sua quitação.0

Um dos maiores benefícios do consórcio é que não há juros e taxas  – com exceção da taxa referente a prestação de serviço da administradora.

Também existe a modalidade de consórcio de veículos, para a compra de carros, motos, ônibus e caminhões.

O que é financiamento?

O financiamento por sua vez é uma forma de compra parcelada, onde o preço é dividido em um prazo determinado no momento da contratação do serviço.

Diferente do consórcio de imóveis, o financiamento conta com a cobrança de juros e taxas. Geralmente, quem faz o financiamento do imóvel é o banco, e o cliente segue fazendo o seu pagamento  até quitar o valor total.

Formas de pagamento do consórcio de imóveis

No consórcio de imóveis, as quantias sofrem uma pequena variação de uma administradora para outra.

Isso se dá ao fato de que cada instituição financeira pode fixar uma alíquota a ser cobrada, onde as prestações sofrem reajustes de acordo com as normas estabelecidas no contrato.

Formas de pagamento do financiamento

Já no financiamento, não há nada que assegure que a instituição financeira irá fazer o financiamento do imóvel, já que cada banco conta com seus próprios requisitos e exigências.

Geralmente, a maioria das instituições solicita que o cliente tenha no mínimo 20% do valor do imóvel desejado.

Benefícios do consórcio de imóveis

Conforme mencionamos mais acima, o consórcio de imóveis não possui cobrança de juros e taxas, com exceção da taxa correspondente a prestação de serviços da administradora.

Outra grande vantagem desta modalidade é a grande diversidade de opções de prazos e créditos, onde o consorciado pode escolher de acordo com suas necessidades.

quais-as-vantagens-do-consorcio-de-imoveis

Benefício do financiamento

A vantagem do financiamento está na liberação imediata do valor para a compra da casa própria.

Agora que você sabe tudo sobre o consórcio de imóveis e financiamento, você já está apto (a) a escolher qual a melhor opção para adquirir o seu imóvel.

Procure as instituições financeiras que te interessam e bom negócio!

quais-as-vantagens-do-consorcio-de-imoveis

E aí o que achou do Artigo?

Deixe seu comentário e compartilhe com seus amigos, pois eles também podem ter a mesma dúvida que a sua!

Um grande abraço e até a próxima!

Redação JFC Blog

Comentários

Comentários