Antes de listarmos quais as vantagens do consórcio de imóveis, é importante ressaltar que elas podem variar um pouco de uma instituição financeira para outra.

O consórcio de imóveis é a maneira mais econômica para você programar a compra da sua tão sonhada casa própria – seja ela nova ou usada.

Esta modalidade de crédito não conta com cobrança de juros, e desde o seu surgimento, no início da década de 1960 vem conquistando cada vez mais o consumidor brasileiro.

Ao escolher a modalidade de consórcio, é você quem define o valor do imóvel que deseja adquirir, podendo dividir o plano em até 200 meses, dependendo da instituição financeira que você escolher.

Se você tem o sonho de conseguir comprar o seu próprio imóvel, continue lendo este artigo, onde nós traremos as principais vantagens deste negócio de créditos, dentre outras informações fundamentais. Confira!

Quais as vantagens do consórcio de imóveis

Antes de listarmos quais as vantagens do consórcio de imóveis, é importante ressaltar que elas podem variar um pouco de uma instituição financeira para outra.

Portanto, antes de solicitar o serviço de fato, procure se informar melhor sobre as vantagens do consórcio imobiliário da empresa que você escolher.

Dito isso, nós trazemos abaixo quais as vantagens do consórcio de imóveis de modo geral.

Veja:

– O consórcio de imóveis é fiscalizado pelo Banco Central do Brasil, oferendo assim maior segurança e garantia ao consumidor;

– Não há cobrança de juros e nem entrada;

– Não há parcelas intermediárias;

quais-as-vantagens-do-consorcio-de-imoveis

– O processo de aquisição da casa própria é muito menor, comparado a outras modalidades de crédito;

– As taxas são menores;

– Para poder participar de um grupo de consorciados, não há a necessidade de avalista e comprovação de renda;

– É possível fazer o uso do FGTS para, por exemplo, reduzir o valor do imóvel;

– São oferecidas ao consorciado diversas opções de créditos e parcelamentos, de modo que não comprometam o seu bolso;

– A quantia da carta de crédito acompanha o reajuste das mensalidades (INCC), mantendo desta forma, o seu poder de compra;

– Ao ser contemplado (a), você pode utilizar a carta de crédito para comprar seu imóvel em qualquer lugar do país.

A flexibilidade do consórcio de imóveis

Um dos pontos mais interessantes que o consórcio imobiliário oferece ao consumidor é o poder de escolha do valor do crédito desejado, bem como o prazo e o preço das mensalidades que cabem melhor no seu orçamento, sem comprometer seus outros gastos.

Geralmente, as empresas disponibilizam ao usuário uma plataforma online de simulação. Desta forma, o interessado por ver as melhores condições.

Mas, se a pessoa não tem acesso à internet, ela também pode fazer uma simulação pessoalmente, diretamente na instituição.

Formas de contemplação do consórcio de imóveis

A mais interessante característica do consórcio é que a sua contemplação ocorre através de lances ou sorteios.

Existe a possibilidade de fazer uso de até 25% do valor do crédito para dar lance e ser contemplado (a) de forma antecipada.

Mas há os consorciados que preferem depender da sorte para serem contemplados nos sorteios que ocorrem todos os meses.

De qualquer modo, o consorciado recebe a sua carta de crédito devidamente corrigida pelo (INCC) ao fim do plano para conquistar o seu imóvel.

Com o consórcio de imóveis, a quantia da carta de crédito acompanha o reajuste das mensalidades (o INCC), mantendo desta forma, o poder de compra do consorciado.

Quando este for contemplado, seja por sorteio ou lance, ele irá receber uma carta de crédito que poderá ser usada para a compra de uma casa nova ou usada em qualquer local do Brasil.

É possível utilizar o FGTS no consórcio de imóveis?

Sim!

Através do consórcio de imóveis, você pode fazer uso do seu FGTS para oferecer lances ou até mesmo completar o valor da sua carta de crédito para a compra do imóvel desejado.

No caso da Caixa Econômica Federal, por exemplo, o FGTS também pode ser utilizado para amortizar, quitar o saldo devedor ou até mesmo pagar as prestações.

No entanto, para fazer uso do FGTS, é necessário observar as normas impostas pelo Sistema Financeiro da Habitação.

O consórcio para quitar financiamentos

O consorciado também tem a possibilidade de fazer uso de sua carta de crédito, após a contemplação, para fazer o pagamento total (quitação) de um financiamento imobiliário.

Assim, aqueles que já possuem uma casa financiada poderá quitar a dívida junto a instituição financeira.

quais-as-vantagens-do-consorcio-de-imoveis

E aí o que achou do Artigo?

Leia também: Quanto custa um consórcio de imóveis?

Deixe seu comentário e compartilhe com seus amigos, pois eles também podem ter a mesma dúvida que a sua!

Um grande abraço e até a próxima!

Redação JFC Blog

Comentários

Comentários