Quanto custa um consórcio de imóveis – A parcela mensal do consórcio imobiliário será igual à soma da quantia do fundo comum com as tarifas cobradas pela instituição administradora. A mais importante delas é a de administração.

 

Quanto custa um consorcio de imoveis

Independente do tipo de imóvel, seja ele novo ou usado, residencial ou comercial; o sistema de consórcios oferece aos seus consorciados planos e benefícios exclusivos para que possam programar a sua aquisição com segurança e tranquilidade.

Mas, você sabe quanto custa um consórcio de imóveis e todos estes benefícios?

São várias as instituições que oferecem o plano de consórcio imobiliário, e por isso é importante estudar bem antes de fazer a sua escolha.

Ou seja, antes de pensar no custo total que será alcançar a tão desejada casa própria, é necessário primeiramente escolher uma administradora de consórcio imobiliário que seja fiscalizada pelo Banco Central do Brasil.

Trata-se de uma etapa extremamente importante, e a boa ou má escolha da instituição de consórcio irá definir o sucesso ou fracasso do seu investimento.

Uma boa forma de escolher de forma certa, é visitando o site do Banco Central do Brasil, pois lá eles trazem uma lista atualizada sobre as empresas administradoras que são aptas a comercializar o consórcio imobiliário, bem como índices de queixas de consumidores dos planos.

quanto custa um consorcio de imoveis

Como funciona o consórcio de imóveis?

O grupo de consórcio é consórcio é formado por pessoas que tem um interesse em comum: A aquisição de um bem/serviço.

O grupo é constituído após a concretização da primeira assembleia, que será ministrada pela empresa administradora, quando houver adesões em números e condições suficientes.

calculadora de consórcios

Estabelecido o grupo, os consorciados passam a contribuir mensalmente com parcelas que serão destinadas à formação de um fundo comum, que será utilizado no futuro para a aquisição do bem.

No entanto, é necessário ser contemplado (a) em uma oferta de lance ou sorteio. É por esta razão que o pagamento das mensalidades deve ser feito rigorosamente em dia, para que não haja impedimentos.

Como funcionam os sorteios e lances?

O sorteio é realizado mensalmente, com base na extração da Loteria Federal do primeiro sábado anterior à realização da AGO (Assembleia Geral Ordinária).

Caso não ocorra o sorteio no sábado definido é considerada a extração imediatamente anterior.

Todavia, existe a possibilidade de ofertar um lance, para assim aumentar suas chances.

A respeito dos lances eles se dividem em:

Lance livre: O consorciado oferta o valor que desejar e o maior lance ofertado é o vencedor. O cálculo sempre tem como base o valor do crédito, variando de acordo com o saldo do grupo.

Lance fixo: O valor ofertado será convertido em percentual calculado sobre o valor atualizado da carta de crédito.

A referência de limite de lance será o percentual do saldo devedor, na data da assembleia, de consorciado que ingressou no grupo em formação (saldo devedor teórico do grupo).

Será considerado vencedor o consorciado cujo valor ofertado representar o maior percentual em relação ao valor da carta de crédito atualizada.

Em caso de empate de percentual é considerada contemplada a cota mais próxima da sorteada, respeitando a alternância superior/inferior.

quanto custa um consorcio de imoveis

Quanto custa um consórcio de imóveis

A parcela mensal do consórcio imobiliário será igual à soma da quantia do fundo comum com as tarifas cobradas pela instituição administradora. A mais importante delas é a de administração.

No caso de algumas empresas, também estão inclusas as mensalidades, o fundo de reserva e um seguro, que nada mais são do que instrumentos extras para assegurar que o grupo irá cumprir com seus compromissos.

Para entender melhor os custos do consórcio de imóveis, veja a seguir a fórmula das suas respectivas prestações:

PM = FC + TA + FR + Seguro

– Parcela mensal (PM)

– Fundo Comum (FC)

– Taxa de administração (TA)

– Porcentagem fixada relacionada ao fundo de reserva (FR)

– Seguro

Quais as vantagens de se fazer um consórcio de imóveis?

Mesmo sendo uma prática altamente popular no Brasil para a aquisição da casa própria, muita gente ainda tem receio de aderir ao sistema.

Este é o seu caso?

Então conheça as duas principais vantagens de se fazer um consórcio imobiliário:

– Custo acessível, sem a cobrança de juros. O consorciado paga apenas uma taxa de administração, que nada mais é do que o pagamento da administradora pelos seus serviços.

– O valor é dividido de forma integral na quantidade de mensalidade, que são pré-determinadas no ato da contratação.

E aí o que achou do Artigo?

Deixe seu comentário e compartilhe com seus amigos, pois eles também podem ter a mesma dúvida que a sua!

Um grande abraço e até a próxima!

Redação JFC Blog

 

Comentários

Comentários