Você já tentou de tudo para terminar o mês no azul e não conseguiu? Sua situação financeira não é a ideal? Você precisa de algumas estratégias de ouro para conseguir economizar e manter um bom estilo de vida.

Para te ajudar, separamos 10 dicas que são essenciais no processo de recuperação da saúde financeira. Assim, você não precisa mais ficar preocupado todos os finais de mês. Sua vida fica mais tranquila e você ainda pode garantir o futuro da sua família. Acompanhe!

Comece registrando os gastos

Como você vai saber quanto pode gastar? É necessário fazer um planejamento completo. Mas antes, precisamos saber quais são as suas despesas e como elas são manejadas no cotidiano. Pode ser que a questão central que deve ser resolvida se encontra nessa etapa.

Primeiramente, você pode pesquisar mais profundamente por meio das suas faturas de cartões dos meses passados. Elas podem dar uma ideia de categorias de gastos, como alimentação e lazer. Assim, você está dando os primeiros passos para a liberdade financeira no futuro.

Vale apontar que é necessário ficar de olho em regularidades. Existem pessoas, por exemplo, que gastam o mesmo valor com transporte todos os meses. Você deve verificar esses dados e manter um registro completo.

Separe as despesas por categorias

Se você recebe contas em casa, pode se confundir na hora de efetuar o pagamento. Existem pessoas que pagam todas as contas sem ao menos fazer uma revisão dos gastos. Quando as despesas vêm altas, uma explicação começa a ser essencial.

Para não ter nenhum problema, o ideal é utilizar o registro de despesas do qual falamos no tópico anterior. Aqui, sugerimos que você separe as suas contas em categorias de gastos para facilitar a tarefa. Assim, você pode verificar se há valores fora do normal todos os meses.

Tome cuidado com o débito automático. Ele pode ser extremamente prático para relembrar de efetuar os pagamentos mensais. Entretanto, fica mais difícil acompanhar os gastos e fazer cortes nas categorias corretas. Se você é um pouco mais desatento e não quer correr riscos, deve programar o recebimento das contas em sua residência.

Pague todas as contas no mesmo dia

Existe dia correto para pagar as contas? Podemos esperar até o prazo final? Essa não é uma regra, mas uma facilidade da organização financeira: você precisa pagar as suas contas no mesmo dia.

De preferência, efetue todos os pagamentos no dia do recebimento do salário. É claro que isso pode não ser possível, pois os prazos variam. Nossa dica é sempre tentar manter os pagamentos próximos dessa data. Você ainda pode tentar modificar a cobrança junto à empresa responsável.

Ok, mas por que pagar no dia do recebimento? Simples! Se você fizer isso, não corre o risco de gastar um dinheiro que já está comprometido. Essa falha é mais comum do que imaginamos.

Avalie o seu estilo de vida

Se você está terminando o mês no vermelho, algo pode estar errado com o seu estilo de vida. Não adianta organizar as contas em categorias de gastos se você possui muitas despesas desnecessárias.

E como fazer uma avaliação justa do seu estilo de vida e hábitos de consumo? Essa certamente não é uma tarefa simples. Com a organização de despesas, podemos facilitar as coisas. O correto é ter um momento de reflexão sobre as despesas mais altas para saber se elas são realmente indispensáveis em sua vida.

Não se esqueça que até as despesas fixas, que você precisa pagar todos os meses sem falta, são passíveis de redução. É necessário apenas identificar excessos e começar um corte gradual. Se as suas contas de luz estão altas, por exemplo, desligue os aparelhos antes de sair de casa e confira as luzes sempre que deixar um cômodo.

Cuidado com as dívidas

Você precisa pagar as contas do mês, mas tem dívidas. E agora? Muitas pessoas investem na decisão erradas e acabam adiando o pagamento de dívidas para lidar com as despesas pontuais. Ok, você realmente deve pagar as contas do mês. Mas vale a pena deixar outros pagamentos de lado?

Na realidade, o melhor a se fazer é pagar as contas do mês e separar um dinheiro para dívidas. Não se esqueça de que esse valor precisa estar em seu planejamento mensal de despesas. Caso isso não ocorra, você pode se confundir e achar que tem mais dinheiro para gastar do que realmente possui.

Tenha um planejamento orçamentário mensal

A chave de ouro para organizar as suas contas é um planejamento orçamentário. Basicamente, você separa valores para cada despesa ao longo do mês logo que você receber. Assim, não existirão surpresas desagradáveis no período próximo ao outro pagamento, quando geralmente se encontram os problemas.

Vamos entender melhor com um exemplo prático. Digamos que você gasta 600 reais com faturas de banco e 120 com contas de luz por mês. Seu planejamento precisa contar com esses valores para pagamentos. Isso significa que, no final das contas, você terá 720 reais a menos para gastar até o próximo pagamento.

Viu como é simples? Nossa dica é apostar em um documento, como uma simples planilha do Excel ou até um aplicativo completo. As opções são diversas. Você não pode deixar de tentar.

Pesquise na hora de gastar

Sua conta bancária pode terminar sempre no vermelho por um motivo mais simples do que parece: gastos excessivos. Aqui, não queremos apontar para a quantidade de despesas, mas sim para o valor de cada uma delas. Economizar é também procurar compras mais baratas.

Observe as suas despesas mensais e verifique quais são as áreas em que você pode efetuar mudanças. As compras de mercado e alimentação são categorias bastante conhecidas por concentrar gastos muito caros, que acabam com o seu orçamento.

Por isso, pesquise antes de investir em compras. E não estamos falando somente de produtos de alto valor. Você pode avaliar opções até mesmo quando for comprar um simples lanche. Não se esqueça de pesar qualidade da mercadoria e preço. A ideia é procurar por um equilíbrio.

Estabeleça valores para poupar

Organizar as contas em categorias e efetuar pagamentos no dia correto são atitudes que ajudam muito na hora de manter o controle e a saúde financeira. Porém, existe uma porção do quadro referente ao dinheiro que você não utiliza para despesas, ou seja, que não está separado e comprometido.

O que fazer com essa quantia? Está liberado o gasto descuidado? Antes de sair comprando produtos que você nem precisa, vamos nos planejar um pouco mais.

Você pode precisar desse dinheiro em algum momento posterior. Afinal, os gastos sempre vão existir. É por isso que uma outra parte importante da organização financeira é a poupança. Sim, você deve poupar mensalmente para garantir uma quantia de emergências.

Para não ferir o seu orçamento mensal, é essencial estabelecer um valor depois de verificar todos os gastos. Da quantia que sobrou para passar o mês, você vai retirar no mínimo 10% e no máximo 30% para poupar. Esses são valores de referência que podem ser trabalhados para quem tem muitas despesas e para quem tem muito dinheiro sobrando.

Considere investimentos

Se você vai poupar, precisa aprender mais sobre investimentos. Considere esse tipo de aplicação como uma segurança para não terminar no vermelho quando imprevistos ocorrerem. Sabemos que há sempre um risco de faturar menos, certo?

Para investir sem acabar com o seu orçamento, você precisa entender sobre o mercado financeiro. Por isso, se informe, fique por dentro das notícias e procure um curso de educação financeira, se quiser se aprofundar. O importante é ter contato com esse mundo e aplicar apenas em modalidades de investimento conhecidas.

Vale citar a necessidade de traçar um perfil como investidor. Os mais agressivos preferem modalidades de risco, como a bolsa de valores. Os mais conservadores optar por investimentos seguros, como o CDB de bancos.

Tome um cuidado extra com juros

Nossa última dica é também uma das mais importantes. Muitas vezes, pensamos em deixar uma conta para mais tarde ou até em parcelar a fatura do cartão de crédito. Se isso já passou pela sua cabeça, você pode estar cometendo um grave erro.

Os juros desse tipo de despesa são altos. Por isso, é recomendado efetuar esses pagamentos, principalmente do cartão de crédito, o mais breve possível. Assim, boca não vai cair em um grande problema.

Na hora de parcelar, sempre observe os juros. Se eles forem altos, você não deve investir, mesmo que a curto prazo a diferença seja mínima. Se você somar os valores adicionais, o dinheiro perdido se torna assustador.

Faça um consórcio

Uma outra forma de organizar as contas e ficar no azul é realizando compras de bens de médio e alto preço sem pagar juros e o consórcio te possibilita fazer isso sem precisar desembolsar uma grande quantia de dinheiro á vista, pois você pode optar por comprar nos mais diversos planos de parcelamento.

Aqui mesmo no blog já escrevemos sobre isso no artigo:

Quando o consórcio cai melhor que o financiamento


Que tal adquirir um consórcio caixa?

Para saber qual se encaixa melhor em seu orçamento, faça uma simulação ou deixe seus dados, assim você não será surpreendido com parcelas que fiquem fora de seu orçamento.

 

 

Comentários

Comentários