Com a folga que a economia tem dados nos últimos tempos, os brasileiros têm examinado mais sobre como melhorar sua qualidade de vida, mas sem prejudicar o controle financeiro conquistado.

Assim, no que diz respeito a trocar de automóvel ou a conseguir comprar a casa própria, todo mundo procura a melhor opção e se pergunta se vão ter mais benefícios com um consórcio ou financiamento.

No mundo perfeito, a abordagem mais ideal para comprar um automóvel ou uma casa é à vista.

No entanto, quem não consegue economizar e não possui dinheiro suficiente ou tem pressa em adquirir o produto, o consórcio é mais benéfico do que o financiamento.

Quando você coloca todos os cenários no papel e faz as contas, entende as vantagens que tem ao optar por colocar seus recursos financeiros em um consórcio, ao invés de um financiamento.

O que é um Consórcio?

Ao fazer esse tipo de transação, você entra em uma associação de pessoas que também querem adquirir um bem próprio como um carro ou imóvel.

Uma organização gerencia os tramites com a intenção de formar um fundo de investimento.

Os participantes fazem o pagamento de prestações e todos os meses, alguém é sorteado e recebe a “carta de crédito” para tomar a posse do bem, normalmente um automóvel ou uma casa.

Caso o membro precise ou queira pegar o bem antes de ser contemplado no sorteio, todo mês, um participante pode oferecer um valor elevado que se for mais alto do que os outros associados propõem o bem já pode ser pego para utilização, essa modalidade é conhecida como “lance”.

No consórcio o cliente paga a prestação, mais uma taxa de administração, cujo valor normalmente é muito baixo, principalmente se comparado com os juros.

No geral, a taxa de juros do financiamento é dez vezes maior do que a despesa com a taxa de administração do consórcio.

O consórcio tem sido mais barato principalmente, quando os juros do financiamento estão ainda mais elevados.

Então, por essa e outras razões o consórcio é a melhor escolha para você.

Consórcio é sem juros!

Você não gosta de pagar juros?

Então, faça um consórcio e não um financiamento.

Qualquer indivíduo que assume um financiamento pode pagar até mais que o dobro do bem adquirido, em vista das altas taxas de juros e valores de impostos que influenciam o total.

Com certeza, haverá a necessidade de você precisar desse dinheiro para usar em benefício próprio, além do mais você não vai gosta de pagar 2 produtos e receber somente um.

O consórcio é um empreendimento, não empréstimo.

Não há custos com juros e seu dinheiro pode ser poupado para o que é importante para você.

O funcionamento do consórcio é parecido com o de você colocar uma quantia constantemente todo mês em uma conta até poder alcançar o valor do imóvel ou do veículo como numa poupança.

Só que em uma poupança, o bem levaria muito mais tempo para ser obtido e ainda há mais chances de que você desanime e utilize o valor depositado com outras coisas, inclusive com gastos desnecessários.

Com um consórcio, você já fica comprometido e motivado para realizar esse “deposito” e contemplar o seu automóvel ou casa, antes do que uma poupança.

No caso do financiamento, trata-se de um empréstimo, ou seja, além do valor que você tomaria por empréstimo  é acrescentado todo mês um taxa alta para que você tenha o direito de uso do produto mais rapidamente. 

No financiamento ainda há outra desvantagem, normalmente acontece muito, o comprador acaba se sentido desmotivado quando percebe que falta uma quantia muito alta para finalizar os pagamentos.

Mesmo estando em posse do bem ao pensar que o dinheiro excedente cobrado dos juros poderia ser usado para alcançar outros objetivos, fazem o cliente ficar insatisfeito.

Consórcio não requer entrada

Quando você considera a compra de um bem por financiamento, provavelmente pensa em pagar um valor maior na primeira parcela para financiar a soma restante em parcelas mais baixas possíveis.

Isso, no entanto, requer que você tenha reservado anteriormente uma quantia considerável.

Para começar um consórcio, isso não é necessário, você tem que pagar apenas os valores mensais e, consequentemente, você pode fazer uma poupança a parte com seu dinheiro.

Você até pode fazer um lance para dispor do produto antes, com essa quantia que deveria ser usada para uma entrada de um financiamento.

Caso você não se interesse em fazer o lance o valor pago mês a mês ainda assim, sairá bem mais conta que no financiamento.

Basta colocar na ponta do lápis, a entrada o valor das parcelas e comparar o valor do lance mais o custo das prestações, o resultado que você terá será bem menor do que uma quantia financiada.

Consórcio faz com que você se organize em assuntos relacionados a dinheiro

Todo mundo já percebeu que, em geral, os brasileiros gastam uma quantidade considerável em despesas muitas vezes desnecessárias, de modo que isso faz com seja difícil conseguir guardar dinheiro suficiente para comprar um automóvel ou um imóvel.

Para as pessoas que não têm a tendência de economizar, o consórcio é um método para criar um fundo de reserva de maneira imposta alcançar um objetivo.

Pode se dizer que o consórcio funciona como um investimento para as pessoas alcançarem uma meta, mas que não dá lucro.

No consórcio é encorajado que você poupe até chegar a uma quantia que precisa e isso, consequentemente, faz com que você se organize financeiramente melhor a médio e longo prazo.

O sorteio é ainda uma atração que incentiva a economizar.

Consórcio permite que você faça a melhor negociação 

Você pode localizar e fazer a melhor negociação para comprar um veículo ou residência, com a carta de crédito, o desconto pode ser muito alto, pois você terá o poder de compra a vista.

O consórcio é para as pessoas que não se preocupam em usufruir do bem rapidamente e, consequentemente, querem ter um custo menor.

Quem quiser ter o bem com mais rapidez, é certo que pagará mais caro.

No consórcio, você pode decidir fazer um lance para pegar o bem.

Semelhante como ocorre em um leilão, a pessoa que dá a oferta mais notável entre os participantes pode receber a carta de crédito para comprar um carro ou uma casa, por exemplo.

Se quiser aguardar mais um pouco, você pode ser contemplado com a carta de crédito por meio dos sorteios que acontecem mensalmente.

O consórcio é uma alternativa indicada para as pessoas que não conseguem compor o valor total para comprar o carro ou o imóvel, com dinheiro real e, por isso, que esse modo de compra é a melhor opção de todas.

Do ponto de vista monetário, é melhor colocar recursos em uma aplicação de consórcio para comprar um carro ou um imóvel, pois, apesar de pagar as despesas da taxa de administração, a economia de dinheiro é enorme.

O consórcio de automóveis é menos caro do que o financiamento e, obviamente, ninguém precisa pagar mais por um produto quando pode economizar dinheiro.

Últimas considerações

Tente não entrar em um consórcio de os olhos fechados.

As taxas de administração variam extraordinariamente, o financiamento pode valer mais se a taxa de juros tiver uma queda muito grande, mas isso é ainda praticamente impossível de acontecer.

Para optar por um consórcio analise algumas das 160 empresas aprovados pelo Banco Central, verificando o posicionamento delas perante as reclamações.

Além disso, veja as despesas administrativas cobradas e os prazos de parcelamento anunciados.

É imprescindível fazer ampla pesquisa, para evitar fechar negócios com as taxas cobradas que estão fora da média do mercado.

Antes de fechar o contrato, leia cada uma das declarações cuidadosamente.

Diferentes despesas, taxas ou qualquer outro valor que possa ser cobrado da empresa que administra o consórcio, condições especiais que alguma situação pode gerar.

Faça a opção pelo valor de prestação com a qual você pode arcar até o final.

É preciso muita análise para evitar que você não fique inadimplente.

O mais indicado é que sejam parcelas baixas, isto garante que você não terá nenhum problema em pagar e até mesmo para fazer um lance, em algum momento do período do consórcio que for melhor para você.

Fale com a JFC Consórcios em Ribeirão Preto

Para falar com um especialista em consórcios preencha seus dados e ligaremos o mais breve possível.


E aí o que achou do Artigo?

Deixe seu comentário e compartilhe com seus amigos, pois eles também podem ter a mesma dúvida que a sua!

Um grande abraço e até a próxima!

Redação JFC Blog

Comentários

Comentários